Luz e Sombra

luzesombra01_1400x400

O projeto Luz e Sombras trata da publicação do trabalho do fotógrafo e advogado Zanon de Paula Barros. O livro, composto por fotos não documentais de locais no Pará, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, contou com registros com fortes composições de luz e sombra, dando menos importância à documentação e valorizando o efeito artístico. Nele a fotografia é apresentada mais como arte e menos como documento, valorizando a composição fotográfica através da exposição dos locais fotografados.

Outro objetivo do projeto foi a valorização dos locais escolhidos, tendo em vista o olhar e tratamento artístico sobre eles. A pesquisa feita na fase inicial do projeto levantou locais pouco utilizados por fotógrafos, visando não um levantamento turístico, mas sim de valorização da imagem.

O livro divulgou e valorizou a arte da fotografia, mais especificamente no estilo barroco. Na busca da emoção, para provocar o observador, o artista abusa da verossimilhança das cenas retratadas e trabalha com cuidado o jogo de luz e sombra.

Fotos selecionadas para publicação