Dramaturgias Urgentes

dramaturgias-urgentes_1400x400

De características híbridas, o projeto Dramaturgias Urgentes abrigou, sob seu guarda-chuva, ações criativas e de integração entre a classe artística, a sociedade e diversos campos do saber. Com a curadoria e coordenação artística de Marici Salomão, o projeto objetivou fomentar a dramaturgia por meio da reflexão sobre o teatro brasileiro, sobre o processo de criação e sobre questões relevantes da nossa sociedade, além de provocar formas potentes de interação entre artistas de teatro e espectadores, auxiliando na formação de plateias críticas e participativas.

Dividido em 4 módulos temáticos, o projeto incluiu: concursos nacionais de dramaturgia, encontros com especialistas nos temas, workshops sobre processos de criação com grupos teatrais e ciclos de leituras dramáticas. Para cada uma das ações, nomes de reconhecido mérito no campo acadêmico e da dramaturgia foram convidados a realizarem as suas contribuições, como palestrante, diretor, ator ou parecerista.

Ações do projeto por módulo

Na base do Dramaturgias Urgentes, há o concurso de nacional de dramaturgia. Autores jovens e veteranos foram convidados a enviarem peças curtas, de 8 mil a 12 mil caracteres sem espaço, sobre o mote apresentado no módulo. Ao final do projeto, 130 textos – 30 nos dois primeiros módulos e 35 nos últimos módulos, classificados de acordo com a ordem de inscrição e com a adequação técnica aos requisitos estabelecidos pelo regulamento – receberam um parecer técnico. À Comissão de Pareceristas, rotativa e composta por 3 dramaturgos de renome, foi dada a responsabilidade de emitir o parecer e de selecionar, por módulo, as 6 melhores obras.

Como ações complementares, o projeto contou com duas fases preparatórias junto ao público: uma com a presença de pensadores brasileiros abordando os temas propostos a cada módulo; a outra, com grupos de teatro mostrando seus processos de criação e métodos de trabalho.

O fechamento de cada módulo deu-se com 2 noites dedicadas às leituras dramáticas dos seis textos selecionados pela Comissão, das quais participaram o grupo de teatro que ministrou o workshop.

Equipe

Primeiro módulo
Tema: “A Nova Classe Média Brasileira: Os Emergentes”

Exposição sobre o tema com Renato Ortiz

Workshop sobre processos criativos e ciclo de leituras dramática com Marcelo Lazzaratto e Cia. Elevador de Teatro Panorâmico

Comissão de Pareceristas: Leonardo Cortez e Noemi Marinho

Fotos


Segundo módulo
Tema: “Envelhecimento da População Brasileira: Melhor Idade?”

Exposição sobre o tema com Delia Catullo Goldfarb

Workshop sobre processos criativos e ciclo de leituras dramática com Newton Moreno, Fernando Neves, José Roberto Jardim e Cia. Os Fofos Encenam

Comissão de Pareceristas: Lucienne Guedes e Samir Yazbek

Fotos


Terceiro módulo
Tema: “Brasil, um País de Estrangeiros”

Exposição sobre o tema com Zilda Márcia Grícoli Iokoi

Workshop sobre processos criativos e ciclo de leituras dramática com Cláudia Schapira e Núcleo Bartolomeu de Depoimentos

Comissão de Pareceristas: Evill Rebouças e Franz Keppler

Fotos


Quarto módulo
Tema: “Brasil: Violência e Relações Sociais”.

Exposição sobre o tema com Luiz Eduardo Soares

Workshop sobre processos criativos e ciclo de leituras dramática com José Fernando de Azevedo e Teatro de Narradores

Comissão de Pareceristas: Adélia Nicolete, Flavio de Souza.

Fotos


Ficha Técnica

Realização e Idealização: Centro Cultural Banco do Brasil
Curadoria e Coordenação Artística: Marici Salomão
Assistência de curadoria e parecerista permanente: Alessandro Toller
Direção de Produção: Sonia Kavantan
Produção Executiva: Lilian Takara
Redes Sociais: Junior Stupp
Concepção Visual, Projeto Gráfico e Site: Amatraca Desenho Gráfico
Patrocínio: Banco do Brasil
Apoio: Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura