Arte na Comunidade 4

arte-na-comunidade_1400x400

O Vale do Paraíba recebeu a quarta edição do projeto Arte na Comunidade, que leva arte e lazer por meio do teatro e, principalmente, da contação de histórias. As cidades paulistanas de Cruzeiro, Lavrinhas e Queluz foram o palco para a criação, a partir do levantamento das histórias locais dos três municípios, e a produção de quatro espetáculos teatrais (narração de história).

As atividades do projeto ainda envolveram a realização de um evento de abertura em cada cidade, a contação de histórias em escolas prioritariamente públicas e a realização de uma Mostra Teatral itinerante – evento gratuito e aberto ao público.

A escolha dessas cidades do Vale do Paraíba se deu pela descaracterização da região, principalmente pelo crescimento vertiginoso de algumas das cidades, em detrimento de outras. Sua cultura tradicional passa por uma situação de muito abandono e quase “destruição”, juntamente com transformações ambientais desordenadas. O projeto foi realizado em escolas urbanas e rurais, definidas em conjunto com as secretarias de educação de cada município. O contato com a atividade teatral nestes locais é raro e o processo de globalização faz com que as manifestações culturais locais, especialmente as histórias transmitidas oralmente de geração a geração, venham se perdendo.

Fotos do projeto (Créditos: Monique Oliveira e Ingrid Oliveira)


FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia e direção: Valdo Resende
Elenco: Conrado Sardinha, Luciana Fonseca e Rodolfo Oliveira
Assistência de direção: Júlio Fonseca
Composição, arranjos e direção musical: Flávio Monteiro
Cenários e adereços: Carol Badra e Valdo Resende
Figurino: Carol Badra
Curadoria da Mostra Teatral: Leonardo Cortez
Fotos e vídeos: Monique Oliveira e Ingrid Oliveira
Design gráfico: Fernando Moser
Assessoria de imprensa: Thiago Zappa
Mídias sociais: Gustavo Lenon Fonseca
Idealização: Sonia Kavantan
Produção: Filipe Brambilla, Júlio Fonseca e Lilian Takara
Administrativo: Milka Master
Patrocínio: Alupar e Taesa – Ministério da Cultura / Lei Rouanet
Apoio cultural: Usinas Queluz e Lavrinhas