Arte na Comunidade 3

arte-na-comunidade-3_1400x400

Em sua terceira edição, o projeto Arte na Comunidade levou arte e lazer através do teatro, principalmente da narrativa de estórias, às cidades paulistas de Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente. Além disso incentivou o resgate cultural, através do levantamento da origem de cada um dos municípios e de sua população, bem como das histórias tradicionais para a transmissão às novas gerações.

O projeto contou com um evento de abertura em cada cidade, em praça pública, gratuito e aberto à população, no qual foram apresentados os espetáculos criados para o mesmo, além de atividades de incentivo à leitura como, por exemplo, a leitura compartilhada. Para essa ação foram adquiridos livros com conteúdo pertinente ao projeto, que, ao final, foram doados às escolas municipais participantes. O encerramento do projeto, com uma Mostra Teatral Itinerante, circulou pelas cinco cidades.

A escolha dos municípios participantes desta edição levou em conta a descaracterização da região, tanto pela valorização imobiliária da orla, como com a destruição da Serra do Mar que se dá pela implantação desordenada dos empreendimentos industriais e pela migração da população de menor renda da orla para o interior das cidades, chegando à região da mata.

O projeto foi realizado em escolas localizadas em bairros periféricos que, definidos em conjunto com as secretarias de educação de cada município. O contato com a atividade teatral nestes locais é raro e o processo de globalização faz com que as manifestações culturais locais, especialmente as histórias transmitidas oralmente de geração a geração, venham se perdendo. Sendo assim, oferecer opções de consumo cultural gratuito aliado a conteúdos de importância para as comunidades em questão é fundamental.

Fotos do Projeto (Créditos: Bruna Quevedo e Rodiney Assunção)


FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia e direção: Valdo Resende
Elenco: Bruno Fracchia, Ernani Sequinel, Fabíola Moraes, Gigi Fernandes e Rogério Barsan
Composição, arranjos e direção musical: Flávio Monteiro
Cenários e adereços: Márcia Teixeira, Rosimeire Simões Martins, Simone Atanazio, Thoni Tarki e Valdo Resende
Figurino: Alessandro Machado
Assistência de direção: Zecarlos Gomes
Curadoria da Mostra Teatral: Leonardo Cortez
Fotos e vídeos: Bruna Quevedo e Rodiney Assunção (Just Design)
Design gráfico: Fernando Moser
Assessoria de imprensa: Helô Cintra e Douglas Picchetti (Pombo Correio)
Idealização: Sonia Kavantan
Produção: Filipe Brambilla, Leandro Taveira e Lilian Takara
Administrativo: Milka Master
Patrocínio: Alupar e Taesa – Ministério da Cultura/ Lei Rouanet
Apoio cultural: ELTE