Arte na Comunidade 1

arte-na-comunidade-1_1400x400

A primeira edição do projeto Arte na Comunidade levou para 17 municípios dos estados do Maranhão e Pará o espetáculo “VAI QUE É BOM. O casamento do Pará com o Maranhão!”, escrito por Valdo Resende.

O texto embarca na alegria, no folguedo, no brinquedo. Brinca com a farsa, a poesia, o pastoril, o boi, o casamento. Com todas as licenças que a viagem permite, ignora espaços, distâncias e percorre 12 cidades do Norte/Nordeste, Pará/Maranhão, revivendo lendas, redescobrindo personagens, criando outros e, sobretudo, propondo diversão.

O projeto foi realizado em cidades do interior do Pará e Maranhão, cidades estas com mata nativa, reservas indígenas e arqueológicas com grandes riquezas naturais e culturais, mas com índices econômicos, culturais e educacionais baixos, oferecendo opções de consumo cultural gratuito aliado a conteúdos de importância para as comunidades em questão.

Um aspecto social importante e fundamental para a criação e execução do projeto foi a diversidade populacional. A origem tão diversa das pessoas que ali residem atualmente, bem como a disponibilidade de alguns grupos de migrarem com constância, gera sérios problemas no tocante à preservação, tanto dos recursos naturais como das tradições culturais.

Além da realização das apresentações, para incorporar as atividades artísticas à prática educativa, histórias em quadrinhos e jogos criados com base nos personagens do espetáculo foram doados às escolas das cidades.

As cidades pelas quais o projetos circulou foram:

Pará: Castanhal, Santa Maria, Breu Branco, Goianésia, Tailândia, Abaetetuba, Barcarena, Mojú e Acará.

Maranhão: Vila Nova dos Martírios, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Açailândia, Imperatriz, Lago da Pedra, Presidente Dutra e Paulo Ramos

Fotos do Projeto (Créditos: Walda Marques)


FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Valdo Resende
Direção Artística e Produção Executiva: Emanoel Freitas
Elenco: Adriana Cavalcante, Fabrício Bezzerra, Gigi Furtado, Gustavo Saraiva, Luíza de Abreu, Maíra Monteiro, Márcio Mourão, Saldanha Sal
Direção Musical e Trilha Sonora: Leonardo Venturieri
Direção Corporal e Coreografias: Ronald Bergma
Direção de Arte e Figurino: Sonia Penna
Iluminação: Daniel Matos
Ilustração: Otoniel Oliveira
Identidade Visual: Shadow Design
Fotos: Walda Marques
Coordenação Geral e Direção de Produção: Sonia Kavantan
Assistência de Produção: Juliana Magalhães e Ricardo Fabbri