arte-de-fotografar_1400x400

Olhar cuidadosamente – como um observador curioso – para a cidade onde você mora, estuda ou trabalha é o que o Arte de Fotografar propõe. Aberto a fotógrafos não profissionais com idade a partir de 9 anos,  o concurso pretende estimular a expressão artística por meio da valorização dos municípios atendidos pelo projeto e promover a descoberta de novos talentos. Para a primeira edição, que atendeu os municípios de: Aparecida, Biritiba Mirim, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guaratinguetá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jambeiro, Lorena, Mogi das Cruzes, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Poá, Potim, Roseira, Salesópolis, Santa Branca, São José dos Campos, São Sebastião, Suzano, Taubaté e Tremembé, foi As Pequenas Coisas da Vida.

Os critérios de originalidade, criatividade, adequação ao tema e qualidade técnica nortearam a ação da comissão julgadora. Formada por quatro fotógrafos profissionais – João Caldas, Gal Oppido, Emídio Luigi e Chris Ruffato – e pelo representante da EDP, Paulo Ramicelli, ela selecionou, entre as mais de 4 mil fotos enviadas, as 40 fotos vencedoras. Os 20 participantes mais bem colocados receberam uma premiação em dinheiro, além de livros de artes. Os demais puderam expor seu trabalho, junto com o primeiro grupo, na exposição itinerante, que circulou por 10 das 28 cidades participantes do projeto.

Histórico do Concurso

Em 2005 foi realizada a primeira edição do projeto que tinha como título Revele Sua Cidade. O tema escolhido para as fotos foi O melhor lugar é Aqui. Em 2006 e 2007 foram publicadas as fotos vencedoras do concurso anterior no projeto Livro Revele Sua Cidade. Uma crônica de Januária Cristina Alves sobre cada cidade integrou o livro. Toda a tiragem foi distribuída gratuitamente, principalmente para as bibliotecas e escolas das 28 cidades envolvidas.

Em 2007 e 2008 foi feita a 2ª edição do Concurso Revele Sua Cidade, desta vez, selecionando trabalhos de Desenho e Pintura, com o tema: O Valor da Preservação. Todos os projetos acima foram feitos com a Lei Rouanet. Em 2009 e 2010, o patrocínio veio através do PROAC e O Concurso Arte de Fotografar sugeriu o tema As Pequenas Coisas da Vida.

Fotos do Projeto


Patrocínio: EDP Bandeirante

Apoio: Instituto EDP

Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2009 (Proac)