Palavra de Stela

Nascida em 1941, Stela do Patrocínio foi internada no Centro Psiquiátrico Pedro II aos 21 anos, quando diagnosticada como psicopata e esquizofrênica. Quatro anos depois, foi transferida para a Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, onde permaneceu até sua morte em 1992. Durante seus anos de isolamento, Stela desenvolveu um discurso poético. Seu “falatório”, carregado de angústias, retrata a rotina manicomial e, sobretudo, revela sua visão da vida, do mundo e de si mesma.

Palavra de Stela é de um espetáculo solo interpretado por Cleide Queiroz com direção e dramaturgia de Elias Andreato. No espetáculo a personagem narra sua trajetória, expõe seu cotidiano e revela seu olhar de perplexidade diante da vida e dos seres humanos.

Elias Andreato escreveu o texto especialmente para Cleide Queiroz. Com 50 anos de carreira em teatro, cinema e televisão, a atriz traz uma relação muito pessoal com a temática proposta, pois é uma mulher negra que durante sua adolescência conviveu com a internação de sua mãe esquizofrênica.

A criação do espetáculo tomou por base o registro em áudio da obra de Stela do Patrocínio realizado na década de 1980 pelas artistas plásticas Neli Gutmacher e Carla Guagliardi, posteriormente, transcrito e organizado por Viviane Mosé no livro Reino dos bichos e dos animais é o meu nome.

Fotos do espetáculo

Teaser do espetáculo

Espetáculo na íntegra

Ficha Técnica:

Texto: Stela do Patrocínio
Adaptação e direção: Elias Andreato
Elenco: Cleide Queiroz
Preparação vocal e assistência de direção: Raphael Gama
Desenho de movimento: Roberto Alencar
Música original e arranjos: Jonatan Harold
Canto em Latim e Africâner: Raphael Gama
Cenografia e figurino: Mira Haar
Costureira: Judite de Lima
Aderecista: Carlos Rebecca
Pintura artística: Cesar Rezende (Basquiat)
Desenho de luz: Elias Andreato
Fotografia: João Caldas F.
Coordenação do projeto: Carlos Moreno
Direção de produção: Sonia Kavantan
Produção: Lilian Takara e Tiago Barizon

Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 1h

Links do espetáculo