stravaganzza_1400x400

Com o objetivo de preservar a história através de obras consagradas, levando música instrumental de qualidade às cidades do interior, surge a Orquestra de Câmara Stravaganzza fundada por iniciativa do Violinista e Diretor Artístico Seir Piage, em 2004. Tradicionalmente uma Orquestra de Câmara é composta por um número menor de músicos do que uma orquestra sinfônica e é apropriada para se apresentar em ambientes restritos e fechados, daí o nome “câmara”, que nesse caso é referência ao local destinado a apresentação, como igrejas, teatros, salas de concerto: berços da criação da música, onde a acústica é apropriada para a execução desse tipo de música instrumental. É formada por cerca de 20 músicos, aos quais se associam músicos convidados, em função do repertório a ser executado.

Buscando reviver obras barrocas, clássicas e românticas, a orquestra possui um vasto repertório de música erudita instrumental, que através dos concertos realizados dissemina a arte, descentralizando a cultura.
Do repertório dito padrão, comumente executado por orquestras de todo mundo, a projetos de caráter artístico-pedagógico, a Orquestra de Câmara Stravaganzza vem se destacando como um grupo de câmara de excelência, ao dedicar especial atenção à qualidade dos concertos e ao trabalho musical realizado.

A Orquestra de Câmara Stravaganzza leva para o interior do teatro a sociedade local e regional, priorizando crianças e jovens estudantes da Rede Pública de Ensino, promovendo cultura através dos Concertos Artísticos e Concertos Artísticos- Pedagógicos, formando o ouvinte e desenvolvendo a apreciação musical. A Orquestra contribui para a socialização e formação do ouvinte, despertando o interesse musical, pela arte e história, pois as peças são executadas por jovens músicos, encurtando a lacuna existente entre o palco e a plateia.

Além do impacto cultural gerado, a Orquestra oferece:
– Bolsas para estudantes de música,
– Concertos e oficinas didáticas com alunos da rede pública de ensino,
– Ensaios abertos em forma de masterclass para a comunidade,
– Geração de emprego para músicos profissionais,
– Geração de renda para a região.
– Aulas gratuitas de música na Academia Stravaganzza, para crianças de 3 a 18 anos.

Patrocine esse projeto, através da Lei Rouanet e do PROAC SP! Entre em contato conosco clicando aqui!

Fotos do projeto


Vídeo documentário sobre a Orquestra Stravaganzza e suas atividades