Aeroplanos

Escrita pelo argentino Carlos Gorostiza, a comédia tem direção de Ednaldo Freire e propõe ao espectador uma delicada e divertida reflexão sobre a amizade.

A ação da peça se concentra num dia decisivo para os viúvos Chico (Petrin) e Cristo (Arduin), dois setentões de classe média, ex-jogadores de futebol, que mantêm o hábito de se visitar assiduamente. Enquanto relembram o passado e discutem questões urgentes do presente, os dois são surpreendidos por um convite inesperado, que poderá transformar suas vidas.

Ao retratar um dia especial na vida desses velhos amigos inseparáveis, a peça propõe ao espectador uma delicada e divertida reflexão sobre a amizade e o envelhecimento. “Com humor, sensibilidade e diálogos inteligentes, o espetáculo reflete sobre a existência, a partir do ponto de vista dos idosos. O medo da morte, a solidão, a perda de independência e a sempre irrefreável e humana vontade de viver intensamente cada minuto são temas essenciais desse grande texto da dramaturgia argentina contemporânea”, lembra Petrin, que também assina a tradução e adaptação da obra.

Velhos Protagonistas

Primeira montagem brasileira do texto de Gorostiza, Aeroplanos é o terceiro espetáculo do projeto Velhos Protagonistas iniciado em 2000, quando Antonio Petrin completou trinta e cinco anos de carreira profissional. A peça escolhida para abrir o projeto foi A Última Gravação de Krapp, de Samuel Beckett. Em 2004, o ator produziu e interpretou Um Merlin, texto escrito especialmente para ele por Luis Alberto de Abreu.

A escolha de Aeroplanos, para finalizar o projeto, segundo Petrin, é uma consequência natural, já que “essa é uma das mais profundas e comoventes peças da atual dramaturgia argentina, enfocando a velhice com humor, poesia e delicadeza”.

Fotos do Espetáculo

Trecho do Espetáculo

Ficha Técnica

Texto: Carlos Gorostiza
Adaptação: Antonio Petrin
Direção: Ednaldo Freire
Elenco: Antonio Petrin e Roberto Arduin
Cenografia: Antonio Petrin
Iluminação: Wagner Freire
Trilha sonora: Jonatan Harold
Assistente de direção (ensaios): Eduardo Schlindwein
Assistente de iluminação: Alessandra Marques
Aderecista: Vânia Tosta
Pintura do aeroplano: Ana Guerra
Atriz retratada na foto da Nana: Rosalia Petrin
Narração em off: Isadora Petrin e Paulo Ivo
Fotografia: João Caldas
Direção de produção: Sonia Kavantan
Produção: Lilian Takara e Tiago Barizon

Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 1h10

Links do espetáculo